Minuto CXOL com o MN Gérson Peres Batista - vídeo 1
Vídeos Por Vanessa Rodrigues Sábado, 11 de junho de 2016

O Clube de Xadrez Online (CXOL) lança a série "Minuto CXOL", com o mestre nacional Gérson Peres Batista - responsável pelo setor de treinamento da empresa.

Todo dia um tópico diferente do xadrez será abordado, em 1 minuto. Este dia 10/6/2016 o tema foi: Qual a idade ideal para se iniciar no xadrez?

A idade ideal seria aos 5 anos, pois é geralmente nesta fase que as crianças começam de forma mais acentuada o processo de alfabetização.

Assim como o alfabeto, o xadrez é um "código a ser desvendado" e quando a criança está mentalmente madura para ser alfabetizada também está para aprender o xadrez.

Pelo fato de o xadrez ser um jogo de regra, automaticamente já traz benefícios aos alunos pois desde cedo eles já se acostumam a respeitar regras, a observar que o colega também pode ganhar (a difícil arte de lidar com a derrota). Através de um processo lúdico, a criança começa a encarar de forma natural os desafios, levando essa qualidade vida afora...

Naturalmente, pode-se começar mais tarde (ou até mais cedo!) no xadrez, mas um aluno ou aluna que comece a ter contato com o xadrez aos 5 anos de idade terá os benefícios pedagógicos da modalidade já sabidos na área da educação, além de ser um elemento formador importante em sua vida e quiçá ainda ter boas chances de se tornar um enxadrista tecnicamente forte dada à exposição precoce à teoria e prática do xadrez.

*****

Sobre o autor do vídeo:

Gérson Peres Batista nasceu em 1973 em São Sebastião do Paraíso/MG. É o fundador do CXOL e responde pelo setor de treinamento da empresa. 

Tetracampeão mineiro absoluto (1994, 1997, 1998 e 2004), foi um dos finalistas do Brasileiro Absoluto de 1998, tendo participado de mais de 600 torneios como jogador. 

É mestre nacional, instrutor nacional e árbitro nacional, todos títulos outorgados pela Confederação Brasileira de Xadrez. 

Escreveu dois livros de xadrez em co-autoria: O Espírito da Abertura e Os Mestres do Xadrez. 

É formado em pedagogia e atua também como profissional de educação física (Cref 9681-P/MG) como técnico desportivo com habilitação na modalidade xadrez.

*****

Sobre o CXOL:

O Clube de Xadrez Online (CXOL) foi criado em 1º de junho de 2000 e conta atualmente com aproximadamente 16 mil artigos exclusivos de xadrez, todos de livre acesso.

Site de conteúdo formativo e informativo, faz cobertura de torneios nacionais e internacionais com atualizações diárias, além de levar ao ar notícias variadas da modalidade.

O CXOL mantém uma completa loja com cerca de 500 itens entre produtos e serviços especializados vendidos para todo o Brasil, sendo uma das maiores do país em seu segmento.

No setor de treinamento tem oferecido cursos, aulas, videoaulas, workshops e palestras com grandes especialistas da área. Tudo online, com todas as facilidades das tecnologias de ponta oferecidas pela educação a distância.

Empresa de vanguarda, está sintonizada com as redes sociais através do Facebook, Twitter e Google+.

No YouTube já ultrapassou a marca de 300 vídeos publicados com entrevistas, análises de partidas, estudos, etc.

Acesse o CXOL e mantenha-se informado de tudo o que acontece no mundo do xadrez!

*****

Contato com a empresa:

Clube de Xadrez Online
Rua Carlos Grau 294 - Jd América
São Sebastião do Paraíso/MG
Site: http://www.cxol.com.br
Loja: http://www.clubedexadrez.com.br/shop
Facebook: http://www.facebook.com/clubedexadrez...
Twitter: https://twitter.com/cxol
YouTube: https://www.youtube.com/cxol2013
Skype: clubedexadrezonline
E-mails: loja@clubedexadrez.com.br / cxol@uol.com.br
WhatsApp: 35988595791
Telefones: (35) 3558-9317 / 98859-5791 (Oi) / 98479-6385 (Claro) / 99931-0484 (Vivo) / 99219-5757 (TIM)