Quantas horas por dia você deve se dedicar ao treinamento do xadrez?
Crônicas Por Gérson Batista Quinta-Feira, 28 de janeiro de 2016

Traduzido do inglês por: Vanessa Rodrigues

vanessarodrigues959@gmail.com

 

 

 

QUANTAS HORAS POR DIA VOCÊ DEVE SE DEDICAR AO TREINAMENTO DE XADREZ? 


Esta é uma questão muito comum que constantemente é perguntada aos jogadores de xadrez. Existe algum número mágico de horas que você precisa investir diariamente para se tornar um Mestre FIDE ou um Grande Mestre?


Funciona da mesma forma para todos os enxadristas? Vamos fazer essa pergunta diretamente ao GM Sergey Shipov.


Pergunta:


Quantas horas por dia eu devo dedicar ao meu treinamento de xadrez?


GM Sergey Shipov: “Esta pergunta é muito popular entre enxadristas ambiciosos que levam a sério o desenvolvimento do seu jogo. Infelizmente, não existem respostas boas para esta questão. O ponto importante que muitos enxadristas se esquecem não é, necessariamente, quantas horas você precisa estudar, mas sim como e o que exatamente estudar. Você pode passar muitas horas estudando xadrez: ficar completamente exausto e não melhorar nada. É mais importante focar no elemento 'qualidade' do treinamento, e não no tempo que você dedica a isso.


De um ponto de vista profissional, o trabalho com aberturas, principais variantes e continuações críticas com as quais você tem problemas, toma de você uma quantidade incrível de tempo. Enxadristas de alto nível podem passar todo o seu tempo apenas preparando as aberturas. Da mesma forma que o ar ocupa todo o volume disponível, a preparação de aberturas ocupa todo o tempo de um jogador. Não tem como mensurar o tempo que se gasta explorando as teorias de aberturas.


Entretanto, para um jogador com rating menor que 2500 de Elo é uma perda de energia gastar tanto tempo com as aberturas. O treinamento nesta fase precisa ser mais equilibrado. Todos os estágios do jogo precisam ser igualmente desenvolvidos.


Eu vejo jogadores com 2000 de rating que entendem a teoria de aberturas no mesmo nível de um forte Mestre Internacional. Eles memorizaram todas as linhas de aberturas e suas variantes, mas quando você deixa a teoria para trás, eles rapidamente desabam no meio-jogo, e sabem ainda menos do final. E isso é engraçado: basta imaginar um atleta com um braço bem forte e anoréxico no resto do corpo. Um bom enxadrista precisa ser equilibrado. Em seu trabalho individual no xadrez, você precisa levar isso em consideração, dependendo do nível atual.


Se você tem menos de 2200 de força, você não precisa estudar a teoria de aberturas tão profundamente. Você precisa gastar a maior parte do seu tempo nos finais, táticas e outros elementos fundamentais do xadrez.
Cabe a você decidir quanto tempo irá se dedicar ao estudo do xadrez. Se eu te disser que você precisa estudar 6 horas por dia e se você seguir meu conselho, irá se cansar com apenas 2 horas do treinamento e as outras 4 horas serão um completo desperdício de tempo. Provavelmente aparecerão algumas consequências negativas em sua saúde e em sua visão geral do xadrez.


Mas, existem alguns jogadores que conseguem estudar 6 horas seguidas sem ficarem cansados. Você acha que todos os jogadores profissionais de xadrez seguem a mesma rotina de estudos? É claro que não! Alguns podem estudar 9 horas por dia, como Sergey Karjakin ou Fabiano Caruana. Outros dedicam um tempo bem menor ao xadrez, mas sua eficiência pode ser ainda maior (Magnus Carlsen).


Cada enxadrista é diferente e você precisa perceber que tipo de trabalho é o melhor para você. Se você sabe que é capaz de trabalhar mais e sabe no que precisa focar, vá adiante e faça isso. Tenha em mente que qualidade de treinamento é muito mais importante que quantidade e em algum momento você vai alcançar seus objetivos”.

 

Resumo:


•    Você não deve focar no tempo que precisa se dedicar ao xadrez, mas sim no que você precisa estudar e em como isso pode ser feito.


•    Alguns jogadores podem se dedicar aos estudos por 6 horas consecutivas sem perder o foco, enquanto que alguns conseguirão manter a qualidade somente por 2 ou 3 horas. Isso é muito individual e você é o único que sabe quanto tempo consegue se manter focado.


•    Jogadores com menos de 2200 de força não precisam gastar muito tempo estudando a teoria de aberturas, devem sim focar nos finais, táticas e outros elementos fundamentais do xadrez (jogo posicional ou de ataque).


•    Você deve equilibrar seu treinamento, Isso significa não estudar apenas jogo posicional, finais ou táticas. Funciona melhor se você combinar todos esses elementos em uma única rotina.


Escrito por Yury Markushin   
Texto original: thechessworld.com

 

Fonte: www.thechessworld.com

 

 

Contato com a empresa Clube de Xadrez Online:

 

WhatsApp: +5535988595791

 

Fan Page: http://www.facebook.com/clubedexadrezonline

 

Skype: clubedexadrezonline

 

E-mails: loja@clubedexadrez.com.br / cursocxol@uol.com.br

 

Telefones: (35) 3558-9317 / 98859-5791 (Oi) / 98479-6385 (Claro) / 99931-0484 (Vivo) / 99219-5757 (TIM)

 

O Clube de Xadrez é feito para você!

 

Publicidade

 

 

Comprar Videoaula: Abertura Escocesa Volume 3 (MI Evandro Barbosa)